Por Natália Ribeiro.
Natália começou a palestra dando uma introdução sobre o que é design, o que é serviço e o que é design de serviço.
O serviço é qualquer atividade ou benefício ao usuário, que promove experiências para estes. Os pilares do serviço são: pessoas, tecnologia e negócios.
A esses três pilares são associados o produto, o processo e a marca.
O design de serviço entra com o valor uso, associando o objetivo de négócio e o objetivo do usuário para provocar uma melhor experiência.
O designer deve projetar e organizar todo o serviço, para uma melhor interação com o usuário final, pensando formas que facilitem a organização, a troca de experiências e necessidades de compartilhar.
A metodologia usada para a construção do programa bem vindo cicloturista foi um processo de cilco contínuo, descrito abaixo:
O processo inicia-se na pesquisa. Então a Natália desenvolveu questionamentos a cerca do seu projeto, para torná-lo mais eficiente.
O PROGRAMA
O programa é uma ferramenta de criação e divulgação de roteiros de aventura. Esses roteiros compreendem o cicloturismo, a caminhada, o montanhismo.
Definido isso, vamos para os próximos passos, mapeando todo o contexto a cerca do projeto
contexto – por que turismo de aventura?
definições de características e objetivos – Por que oferecer e qual o diferencial?
serviços existentes – o que é oferecido e qual a influência no meu negócio?
benchmarking
PESQUISA
- contexto do público
- experiências correlatas
- como e onde se insere no negócio
- mapeamento dos touchpoints
CONCEITO
- desenvolver idéias
- brainstorms
- estrutura
- protótipos
- conceito visual
PROJETO
- arquitetura
- look and feel (resultado final)
- touchpoints
CONSTRUÇÃO
- contrução de todos os touchpoints
- organização de processos
- marketing e estratégias de comunicação
- captação de recursos
IMPLEMENTAÇÃO
- divulgação
- turistas + feedback
- análise dos resultados
- novas pesquisas, recursos e tecnologias
Depois de todo esse processo é importante o ciclo contínuo desse processo, porque sempre há mudanças a serem feitas, vão surgindo novos meios, novas tecnologias, e para que o serviço seja eficiente, ele deve se adequar sempre as novidades de mercado.
Aqui está o site da Natália Ribeiro, para quem quiser conhecer mais sobre seu trabalho, e o site do programa bem vindo cicloturista
Postar um comentário