Personas na Prática

Um estudo de caso (re)pensado - Por Alan
Vasconcelos

Alan Vasconcelos, mestrando em Ciência da Informação na UFMG e bacharel em Design Gráfico pela UEMG. Atualmente trabalha no núcleo de Usabilidade do Synergia (laboratório do DCC – UFMG) na criação e definição das interfaces gráficas de software, aplicação de diretrizes de usabilidade, testes de usabilidade com usuários, definição de personas e acessibilidade na web. Em sua pesquisa de mestrado, propõe uma abordagem centrada no usuário para o desenvolvimento de serviços em e-Gov, visando a usabilidade, a acessibilidade e a adoção dos padrões web preconizados pela W3C.


Personas é uma técnica de análise de contexto de uso que utiliza pessoas fictícias para
representar usuários de um produto. O foco é centrado no usuário e essas pessoas fictícias representam usuários com semelhanças, ou seja, um usuário fictício pode representar um número x de pessoas.

Esse método é muito eficaz, principalmente para a comunicação interna.

A técnica de personas pensa a usabilidade do software, da interface. Essa interface tem que garantir a qualidade de uso, a facilidade, agilidade, eficiência, entre outros fatores, tornando o sistema adequado ao contexto de uso. Para isso é realizado uma análise de contexto que produz resultados de estudos ambientais e comportamentais, além de observar as tarefas e os objetivos do negócio.

Vantagens para o Grupo
A análise tem que ser feita em grupo, para ser melhor estruturada. Assim, essa análise traz benefícios para o grupo como: engajamento, consenso, agilidade na tomada de decisões e o maior foco no usuário, principalmente por não ter a visão de uma única pessoa.

Processo
Essa técnica requer um procedimento, uma metodologia para o desenvolvimento do software

ERUSw
Especificação de requisitos de usabilidade de softwares

DDISw
Descrição do Desenho da Interação do software

Criação de Cenário e Modelos Mentais
A criação de cenários é a formulação de situações reias do cotidiano. Através dela pode-se adotar soluções para as pessoas específicas.

Os modelos mentais é algo que se assemelha funcionalmente ou visualmente como algo que já nos é familiar, fazendo que percebamos, muitas vezes, que nem sempre o que mais fácil é melhor.

Ambos são fatores fundamentais para desenvolver a usabilidade da interface e garantir eficácia.

Prototipação e Implementação
Ambos requerem avaliação heurística (avaliação seguida de um c
heck-list) e teste com o usuário.

Testes automáticos e manuais
Para garantir que não há erros.

Como era feito antes
Este é o modelo espiral. É um modelo eficiente, que garante eficácia, principalmente porque tem muitos testes até o produto final. Porém ele demanda mais tempo e a técnica de personas é mais rápida.

Variáveis
Deve-se ficar atento a algumas variáveis específicas de cada projeto

Objetivo de uso - O que querem?

Atitudes - Própria experiência

Comportamento - Como fazem?

Motivações e Frustrações

Tudo isso será avaliado através de um questionário entre os usuários reais. Vale a pena sondar até mesmo o gosto musical, atribuindo mais realidade de comportamento do usuário final para a criar uma persona mais real possível. Esses personagens tem a sua "vida" numa ficha onde eles são dispostos para observação do grupo e avaliação conjunta, como se fosse um jogo de RPG. Essas fichas são usadas por todos e durante todo o processo, porque ajuda na tomada das melhores decisões. Um bom exemplo é quando você desenvolve uma interface fodástica com uma aparência super bacana, que faz tudo, mas ai você lembra do "João" (uma dos personagens criados) que não vai saber lidar com isso. Logo sua interface não é boa para ele.

A grande jogada da técnica de personas é humanizar o processo, onde o usuário final deverá ter prazer e satisfação de usar. Um exemplo citado por Alan é a do câmbio de marchas de um carro.


Qual deles você prefere? Automático ou manual? Cada um tem um gosto... cada um tem um prazer... por isso a técnica de personas é tão importante para que o foco nunca sai do usuário.

Lógico que tudo tem a sua parte chata, mas que o excel pode resolver pra você... que é a análise quantitativa de dados coletados para a criação das personas. A análise usada pelo Alan é a Cross Tabs que evidencia algumas diferenças chaves nas respostas dos usuários que confirmem ou não a segmentação; e tem também a análise estatística.

E, finalizando, duas referências para o estudo de personas dadas pelo Alan

THE USER IS ALWAYS RIGHT: A Practical Guide to Creating and Using Personas for the Web (Steve Mulder e Ziv Yaar)

THE PERSONA LIFECYCLE: Keeping People in Mind Throughout Product Design (John Pruitt e Tamara Adlin)
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